Translate


Este Blogue é um estudo da Associação Projecto Raia Alentejana e tem como objectivo a discussão da violência em geral e da guerra na Pré-História em particular. A Arqueologia da Península Ibérica tem aqui especial relevo. Esperamos cruzar dados de diferentes campos do conhecimento com destaque para a Antropologia Social. As críticas construtivas são bem vindas neste espaço, que se espera, de conhecimento.

Guerra Primitiva\Pré-Histórica
Violência interpessoal colectiva entre duas ou mais comunidades políticas distintas, com o uso de armas tendo como objectivo causar fatalidades, por um motivo colectivo sem hipótese de compensação.


Thursday, 12 August 2010

A Guerra na Antiguidade V

Dando sequência às quatro edições anteriores (realizadas em 2005, 2006, 2008 e 2009), o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organiza no corrente ano o Colóquio A Guerra na Antiguidade V. O Colóquio, que se tornou já uma referência no panorama historiográfico nacional, ao propor novos horizontes teóricos, novos problemas metodológicos e novas linhas reflexivas para a análise e compreensão do fenómeno militar no Mundo Antigo, visa uma vez mais o estudo da guerra numa larga diacronia, que parte das civilizações pré-clássicas (Assíria, Egipto e Israel) até chegar ao mundo clássico (Grécia e Roma), sem esquecer os seus inimigos, a Ocidente e a Oriente.


O Colóquio terá lugar no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no próximo dia 1 de Junho; a entrada é livre, destinando-se a inscrição, no valor de 5 EUR, à obtenção do certificado de presença. Para qualquer informação, queiram por favor contactar o secretariado do Colóquio (Drs. André Oliveira Leitão, Inês Araújo e Tiago Pinto), através dos emails centro.historia@fl.ul.pt ou centro.historia.ul@gmail.com.

Eis o programa:

10h00: Sessão de abertura com António Ventura (Director do CH)
10h15: A guerra no olhar dos Hebreus: vivências históricas e níveis de sentido, por José Augusto Ramos (FLUL/CH)
10h35: A expansão da Assíria e o equilíbrio de poder no Médio Oriente antigo, por António Ramos dos Santos (FLUL/CH)
11h00: As cenas de massacre dos inimigos no templo funerário de Ramsés III, em Medinet Habu, por José das Candeias Sales (U. Aberta/CH)
11h25: A conquista núbia do Egipto, por Luís Manuel de Araújo (FLUL/CH)

15h00: Lançamento do Livro 'A Guerra na Antiguidade III'
15h10: A nudez do guerreiro grego, por Nuno Simões Rodrigues (FLUL/CH)
15h35: Fazer e desfazer a paz na Guerra do Peloponeso (431 a.C – 401 a.C.), por José Varandas (FLUL/CH)
16h00: Os militares lusitanos pelos caminhos do império, por Amílcar Guerra (FLUL/UNIARQ)
16h25: Influências bárbaras no armamento romano, por Miguel Sanches de Baêna (FLUL/CH)
16h50: A guerra contra Jugurta contada por Salústio, por Pedro Gomes Barbosa (FLUL/CH)
retirado do Blog A Origem da Comédia

No comments: