Translate


Este Blogue tem como objectivo a discussão da violência em geral e da guerra na Pré-História em particular. A Arqueologia da Península Ibérica tem aqui especial relevo. Esperamos cruzar dados de diferentes campos do conhecimento com destaque para a Antropologia Social. As críticas construtivas são bem vindas neste espaço, que se espera, de conhecimento.

Guerra Primitiva\Pré-Histórica
Violência interpessoal colectiva entre duas ou mais comunidades políticas distintas, com o uso de armas tendo como objectivo causar fatalidades, por um motivo colectivo sem hipótese de compensação.


Monday 27 September 2010

Reconstrução Digital de Batalhas em SIG OpenSource - O caso das Invasões Francesas

Colóquio
29 de Setembro de 2010
17h00
Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros
Av. António Augusto de Aguiar - 3D, Lisboa
Organização: Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica

Enquadramento
A elevada diversidade de campos do conhecimento que recorrem a Sistemas de Informação Geoespacial (SIG) para visualizar, integrar e explanar a complexidade de dados do conhecimento real de forma mais perceptível para os distintos utilizadores tem, ultimamente, contado com uma actividade menos conhecida - a reconstrução digital de batalhas. Esta aplicação e técnicas envolventes têm sido objecto de reconhecimento e fonte de inspiração para uma melhor compreensão de períodos históricos marcantes do passado, integrando e regenerando, em alguns casos, as suas fundações dos pontos de vista documental, histórico e militar.
Recentemente, e inserido nas múltiplas iniciativas desenvolvidas pela Comissão Coordenadora do Exército para as Comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, foi desenvolvido um trabalho de investigação em que se procurou representar digitalmente os eventos, condicionantes, forças envolvidas e ambientes onde decorreram as principais batalhas das Invasões Francesas, incluindo os fortes das Linhas de Torres Vedras.
Com o intuito de transmitir conhecimentos e gerar a reflexão sobre estas matérias, envolvendo quer a comunidade científica, quer os utilizadores em geral, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica promoverá, no próximo dia 29 de Setembro, um colóquio apresentado pelo Coronel Engenheiro Geógrafo Luís Nunes, subordinado ao tema "Reconstrução Digital de Batalhas em SIG OpenSource - O caso das Invasões Francesas".

No comments: